Horário de atendimento
Segunda à sexta: 08h às 12h
14h às 18h
Sábados: 08h às 12h
Blog Fascio

O que a respiração tem a ver com meus dentes?

A respiração, assim como as batidas do coração, é um fenômeno fundamental para a sobrevivência. Se por algum motivo a respiração encontra-se prejudicada o organismo cria mecanismos compensatórios para que as funções fisiológicas fiquem preservadas.

A respiração nasal é a maneira correta do ar entrar e percorrer seu caminho até os pulmões. Na respiração nasal o ar flui sem barreiras pela cavidade nasal, ao mesmo tempo em que há selamento labial. A passagem normal de ar pelas fossas nasais durante a respiração compreende um estímulo constante para o crescimento lateral da maxila e para o abaixamento da abóbada palatina, uma vez que ocorre uma pressão negativa entre a língua e o palato duro no momento da inspiração.

Quando o paciente é respirador bucal, a língua é projetada para permitir a passagem do fluxo de ar gerando diversos distúrbios para o indivíduo. A falta de crescimento transversal da maxila que fica submetida às forças centrípetas da musculatura da mímica facial gera uma atresia maxilar (parte óssea fica estreita), hipodesenvolvimento do maciço nasomaxilar, elevação da abóbada palatina (céu da boca profundo) e apinhamento com protrusão (projeção) dos dentes anteriores.

O tratamento para o problema gerado normalmente é ortodôntico (uso de aparelho) e cirúrgico, a fim de reposicionar os dentes e a base óssea na posição ideal.

COMPARTILHE

Artigos

RUA JOSÉ MONTAURY, 322 - CENTRO - GUAÍBA - RS
Fone (51) 3114.0505

EPAO 3311
Dr. Alexandre de O. Bridi - Resp. Técnico
CRO-RS 14179
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem