Horário de atendimento
Segunda à sexta: 08h às 12h
14h às 18h
Sábados: 08h às 12h
Blog Fascio

aparelho ortodôntico, que tipo usar?

Alguns são prateados, outros coloridos, existem alguns que são praticamente invisíveis, mas o aparelho ortodôntico está na boca da grande maioria dos jovens de hoje em dia. Mas qual a diferença entre os diferentes tipos?

O aparelho fixo é o tipo mais tradicional e precursor dos aparelhos mais modernos. Possui dispositivos aderidos aos dentes que, através da ação de fios,  permitem a movimentação dos dentes para a posição correta. Apesar de ter a desvantagem de tornar a higienização dos dentes um tanto difícil, este tipo de aparelho não é tão usuário dependente, isto é, o dentista não depende tanto da colaboração do paciente para que os resultados sejam atingidos.

o aparelho fixo pode ser confeccionado em material estético (policarbonato, cerâmica ou safira).  Esses aparelhos possuem a mesma função dos aparelhos metálicos, porém são feitos de materiais claros ou transparentes, sendo possível obter um melhor aspecto estético. 

Os aparelhos móveis são muito utilizados como forma de contenção dos dentes em posição após a finalização do tratamento ortodôntico, mas pode ser utilizado, principalmente por crianças em fase de dentição mista, para movimentar dentes e em alguns casos movimentar as bases ósseas ou orientar o crescimento.

Os alinhadores estão em alta e tratam-se do tipo mais estético entre os aparelhos. São praticamente invisíveis. Produzidos através de programas de computadores são também o tipo mais higiênico, pois permitem a remoção para que se possa fazer a limpeza dos dentes. Por não apresentar nenhum componente metálico, é uma ótima alternativa para pacientes alérgicos a alguns materiais como o níquel, principalmente.

Alguns casos mais simples podem ser tratados através dos aparelhos instalados pela face interna dos dentes (aparelho lingual). Apesar de ser praticamente o mesmo aparelho fixo utilizado na face externa dos dentes, quando instalado por lingual apresenta algumas limitações de movimentos.

 

COMPARTILHE

Artigos

RUA JOSÉ MONTAURY, 322 - CENTRO - GUAÍBA - RS
Fone (51) 3114.0505

EPAO 3311
Dr. Alexandre de O. Bridi - Resp. Técnico
CRO-RS 14179
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem